segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval - São Bernardo - o destaque 2011

Neste ano, a escola de samba Tom Maior homenageará o município de São Bernardo do Campo!
Estou orgulhosa, afinal sou cidadã desta terra desde 2005. Por este motivo, preparei um texto que conta a história desta unidade territorial do meus país. Este texto me auxiliou no preparo das minhas aulas nesta semana e me ajudou a compreender algumas características desta localidade que tanto estimo.


No dia 3 de dezembro de 1530, Martim Afonso de Souza recebeu da corte portuguesa a incumbência de realizar a primeira expedição colonizadora ao Brasil. O grupo dedicado para cumprir a tarefa, contava com 400 homens que desembarcaram nas terras do atual município de São Vicente, no dia 30 de abril de 1531.

Quando chegou, Martim Afonso de Souza encontrou João Ramalho  , um português aventureiro que desde 1512, navegava, procurando a sonhada Ilha do Paraíso no Brasil. Porém, a embarcação de Ramalho naufragou na costa da atual São Vicente em 1531. Portanto, quando Martim Afonso chegou a seu destino, encontrou um conterrâneo já familiarizado com os índios.

João Ramalho casou-se com a índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá. Essa união lhe rendeu muito prestígio entre os índios e enorme facilidade para intermediar todo tipo de negociação entre portugueses e índios, sempre favorecendo os interesses da corte portuguesa que levava das terras brasileiras quantidades exorbitantes de pau-brasil em troca de quinquilharias, como espelhos, facas, pedaços de pano, etc.

Os portugueses chegavam cada vez em maior número, muitos se envolviam com as índias que engravidavam. Índios, portugueses e mamelucos começaram a se aglomerar ao redor da taba do cacique Tibiriçá, originado uma vila.

Em abril de 1553, a vila recebeu o nome de Vila de Santo André da Borda do Campo e, João Ramalho foi nomeado Alcaide (cargo semelhante ao de prefeito). Em 1560 a Vila passa a ser constantemente atacada pelos índios Carijós. Então o governador geral, Mem de Sá, declara extinta a Vila de Santo André e ordena a fundação da Vila de São Paulo de Piratininga nas imediações do Colégio São Paulo. João Ramalho é nomeado, Capitão-Mor.

Da primeira Vila criada por João Ramalho, nasceu a Vila de São Paulo, o que justifica o lema do brasão na bandeira do são bernardense ou batateiro, para os íntimos "Paulistarum Terra Mater" (Terra-Mãe dos Paulistas).
As terras que hoje conhecemos por São Bernardo do Campo, passaram a ser habitadas por detentores de sesmarias, como por exemplo, os monges Beneditinos que passaram a desenvolver a agricultura, principalmente o cultivo de batatas, na Fazenda São Bernardo.

Novo povoado passa a surgir nas imediações da Fazendo São Bernardo. Mas, a oficialização não poderia ser realizada porque esse povoado avançou tanto em crescimento ao ponto de se estender às terras particulares dos Beneditinos. A saída foi transferir o povoado para outro trecho do velho Caminho do Mar, onde atualmente encontra-se a Igreja Matriz do nosso município (Marechal Deodoro).

Em 1877, o território contava com 15 pequenas vilas que, posteriormente, deram origem aos atuais bairros de São Bernardo do Campo. Essas vilas receberam os imigrantes que chegavam ao Brasil.

O crescimento intensifica o plantio. Matas são derrubadas, ruas, estradas, casas e novas vilas são construídas. Surgem as serrarias que justificam a tradição moveleira de nossa região e que, já indicavam a tendência industrial do município.
A total emancipação política e administrativa ocorreu em 1944.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário